pés de idoso

Cuidados com os pés do idoso

O cuidado com os pés está relacionado com a questão estética, mas também com a saúde, especialmente quando se trata do idoso. Com o processo de envelhecimento, os pés também começam a sofrer uma série de mudanças, ficando mais frágeis e suscetíveis a adquirir ou acentuar alguns problemas como joanetes, unhas encravadas, micoses, frieiras, calos e bolhas. O agravamento desses problemas pode provocar dores e até mesmo infecções – e é por isso que a Cuidar Center Care investe em um profissional especializado para atender especificamente esta demanda de seus pacientes.

Em casos mais graves, como pacientes que sofrem de diabetes, o pés merecem atenção redobrada. Em função da evolução da doença, muitas vezes o paciente pode ter que amputar total ou parcialmente o membro e, mais uma vez, é o podólogo quem deve acompanhar o caso, informando ao médico e à família sobre a evolução do quadro.

Como em todas as áreas que abrangem a saúde do idoso, o melhor é prevenir. Para o tratamento dos pés, o ideal é contratar um podólogo, profissional especializado nesse tipo de cuidado. Pelo menos uma vez ao mês, ele vai aparar as unhas corretamente, desbastar calos e calosidades, massagear e hidratar os pés, com o objetivo de evitar dores e desconforto plantar e ungueal. O atendimento deve ser feito em condições ideais de higiene, em ambiente limpo e com materiais e equipamentos esterilizados.

O podólogo deve ter curso técnico reconhecido pelo MEC e possuir conhecimentos diversos, como biossegurança, anatomia, cinesiologia, farmacologia, além de saber reconhecer e diagnosticar diversas enfermidades associadas aos pés como a própria diabetes, a hipertensão, a hanseníase, problemas arteriais, entre outros, podendo inclusive recomendar ao paciente que seja encaminhado para um médico especialista.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Cuidar Center Care para os idosos, familiares e profissionais de saúde aqui no blog e também no Facebook