Dicas para a família
Muitas vezes a família tem dificuldades para aceitar e entender o diagnóstico da doença de seu familiar. Sobretudo no caso das demências, quando o cenário é ainda mais complicado, pois podem surgir comportamentos com os quais nunca nos deparamos. Por isso, é fundamental que os familiares estejam atentos, que procurem entender as enfermidades para encontrar o melhor tratamento e acompanhamento, a fim de que o paciente tenha qualidade de vida.
No caso dos idosos, ainda que não tenham nenhuma doença, é importante manter alguns cuidados no dia a dia.
Seguem algumas dicas:
- Seguir uma rotina: seja para o idoso saudável ou para os pacientes que têm ou (espaço duplo)iniciam um quadro de demência, é necessário ter uma rotina de atividades para ser seguida durante o dia. A falta de uma agenda de atividades, mudanças de horário, a alternância de móveis ou até mesmo de processos dentro de casa causam profundo impacto no paciente, criando confusão mental e desconforto.
- Evitar rotatividade: o paciente precisa de tranquilidade e de dedicação para receber os cuidados necessários para seu tratamento ou acompanhamento. Parte dessa estabilidade reside no fato de ter em casa um quadro de profissionais que cuidam dele(espaço duplo)com maior regularidade. A rotatividade de pessoas é prejudicial à pessoa assistida, podendo levar ao desenvolvimento de crises nos portadores de demências e desestabilização do quadro.
- Evitar o desvio de função: quando um profissional de saúde está responsável por um paciente, é importante que a família entenda que seu trabalho concentra-se em cuidar desta pessoa, quase que integralmente. Não é recomendável que esse profissional saia do seu posto de vigilância constante do paciente, sem que outra pessoa assuma os cuidados, pois basta um instante para que o paciente tente realizar alguma atividade que gere risco a ele e aos outros, como, por exemplo, acender o fogão ou cair.
Depoimentos
A Cuidar é hoje uma referência em atendimento e assistência a idosos e na prestação de outros serviços de enfermagem. O resultado disso é a opinião dos nossos clientes, sem os quais nosso trabalho não poderia ser reconhecido.
Compartilhe sua experiência com a gente e com outras famílias que buscam nossos serviços. Envie seu depoimento pelo ouvidoria@cuidarsd.com.br